Em um estudo inédito realizado pela da MSD Saúde Animal, orientado pela Psicóloga e Presidente da Ekôa Vet, MSc. Bianca Gresele, em parceria com Anclivepa-SP, Anclivepa-BR, WSAVA e Ekôa Vet, foi mapeado o cenário do bem-estar e saúde mental dos médicos-veterinários no Brasil.
Via a empresa contratada: Kynetec, foram entrevistados cerca de 2 mil médicos-veterinários brasileiros e os resultados mostram que o nível de estresse é um dos principais desafios para 93% desses profissionais. Outro fator significativo é a sobrecarga de trabalho: 50% dos respondentes trabalham mais horas do que gostariam e 42% trabalham sempre ou frequentemente nos finais de semana, feriados ou à noite.
O objetivo da pesquisa foi mapear como os veterinários de animais de companhia se sentem com relação à carreira e ao cotidiano da profissão, para assim, nortear iniciativas da MSD Saúde Animal a fim de minimizar as dificuldades enfrentadas por eles e dessa forma, auxiliar na melhora da qualidade de vida dos profissionais que cuidam da saúde dos nossos animais.
Para saber mais sobre a pesquisa, acesse o link: https://www1.folha.uol.com.br/blogs/saude-mental/2023/04/84-dos-veterinarios-se-sentem-deprimidos-ansiosos-e-irritados.shtml
Associação Brasileira em prol da Saúde Mental na Medicina Veterinária.